segunda-feira, 25 de março de 2013

Aérodinâmica Motociclística


Aerodinâmica de Motos
As motos esportivas  possuem design futurista e uma mecânica com desempenho excelente, já que os motores costumam ter mais de 600 cilindradas, permitindo maior aceleração e chegando a velocidade de 300 km/h. Outros destaques mecânicos das motos esportivas são os discos de freio duplos e escapamento com ruído esportivo. Na aerodinâmica, as motos esportivas contam com quadros em materiais leves, guidão bi-partido (permitindo posição de pilotagem baixa) e carenagem (para diminuir a resistência do ar).

Os pneus largos para obter boa área de contato com o solo nas retas e curvas também acompanham as motos esportivas. Os amortecedores de direção nas motos esportivas têm o objetivo de evitar o Shimmy (movimento descontrolado do guidão, virando para um lado e para o outro rapidamente) causado pelas ondulações no asfalto que pode levar a uma queda do piloto. Como o piloto fica praticamente deitado (inclinado sobre o tanque e com os pés para trás) enquanto dirige a moto esportiva não é muito confortável para uso diário, em perímetro urbano.

                                                      
Já houve um tempo em que a carenagem era vista apenas como um acessório para "enfeitar"a moto. Mas nas motos atuais, a carenagem é um equipamento praticamente obrigatório que melhora o desempenho, a economia e a peneração aerodinâmica.
Dos tempos da primeira motocicleta, por volta de 1890, até as motos dos anos 60, muito pouco evoluiu em termos de preocupação com a ergonomia. As motos ganharam muito desempenho, mas deixaram a questão da integração homem-máquina de lado.
Mas a partir dos anos 80 os projetistas passaram a pensar no bem-estar do usuário e na sua liberdade de vencer longas distâncias sem cansaço físico. Ou seja, começou-se a pensar em projetos ergonômicos, onde o homem e a máquina deveriam integrar-se numa única peça. Os Designers partiram em busca de projetos que fossem além de bonitos, excelentes de pilotar. Nessa utópica busca da perfeição, a cada instante, em algum lugar do mundo, uma fábrica consegue aperfeiçoar aquilo que se julgava perfeito.
É notável a diferença entre uma moto comum de passeio, qualquer que seja a cilindrada, e uma moto de concepção esportiva, quase de competição. Isto acontece porque na moto de competição existem equipamentos desenhados especialmente para conferir melhor penetração aerodinâmica, como carenagem, paralamas, banco e até o tanque de combustível. E foi justamente nas motos de competição que os projetistas foram buscar inspiração para lançar as motos superesportivas.


Todo objeto que se move a uma certa velocidade tem que vencer a resistência do ar e ainda provoca uma turbulência em sua volta, consequência desta penetração no ar. O estudo deste deslocamento em função da penetração chama-se aerodinâmica. Numa moto, com suas formas originais e muitas pontas e contornos, a penetração aerodinâmica é prejudicada. Além disso, em alta velocidade, o motociclista é submetido a uma pressão muito grande em seu corpo, provocando o cansaço em viagens longas.

Para se chegar a uma forma aerodinâmica ideal para uma carenagem, são necessários estudos e testes aerodinâmicos. Estes testes em geral são realizados em túneis de vento. Atualmente tem-se usado mais os túneis para modelos em escala natural, devido á dificuldade de reprodução de pequenos detalhes em modelos de escala reduzida. Para se ter uma idéia, um pequeno erro de um milímetro numa escala reduzida, representa alguns centímetros na escala natural. Daí a preferência pela escala natural, para que se obtenha uma realidade física. Durante os testes de túnel de vento, o piloto deverá estar na posição correta de pilotagem e se for uma moto de competição deverá estar usando os mesmos equipamentos que utiliza nas corridas (luvas, macacão, botas e capacete).
                                                        
Nestes testes as variáveis controladas são: velocidade do vento, comportamento do veículo e posição do piloto com ou sem garupa. Simultaneamente são medidas ou observadas a força aerodinâmica, velocidade do vento ao redor do veículo e visualização do fluxo do ar ao longo do corpo do veículo. (foto) No decorrer destas medições, em função das observações anotadas, são feitas alterações na forma da carenagem e novamente analisados os resultados obtidos. (foto) Assim, como em todo teste de desenvolvimento de produto, depois de um exaustivo e dispendioso trabalho, chega-se à forma aerodinâmica que os engenheiros consideram ideal para aquele veículo e para a proposta de utilização daquele modelo.
Ultimamente tem surgido uma nova tendência nas carenagens e nas formas das motos, o estilo Clean (limpo) com linhas atenuadas, sem formas pontiagudas. São projetos que mostram a moto como um único corpo, com motor e outros componentes mecânicos escondidos. Esse tipo de carenagem isola o calor e o ruído que vem do motor.

Bibliografia:
 http://www.angelfire.com/hi3/design/aerodinamica.html
http://www.cartuningrevolution.com/motostunadas/motosesportivas.html

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